
EXPERIMENTE A VIDA DIVINA DIARIAMENTE
Nos manuscritos gregos que serviram de base para a tradução do Novo Testamento, três palavras diferentes foram traduzidas para vida nas bíblias em português. A primeira delas é zoé,que se refere à vida de Deus, a qual é eterna, incriada e indestrutível (João 3:15-16; Salmo 90:2). Todo homem pode receber essa vida em seu espírito. A segunda palavra é psique, que se refere à vida da alma, a qual foi criada por Deus. A terceira é bios, que se refere à vida física do homem, também criada por Deus. Uma pessoa salva possui esses três tipos de vida, diferentemente de um incrédulo, que só tem as vidas psique e bios. Entre esses três tipos de vida, apenas a vida de Deus é a verdadeira vida.
Em 1 João 5:12 lemos: "Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida". Esse versículo afirma que, se o homem não tem a vida de Deus, não tema a vida. Isso nos mostra que, aos olhos de Deus, só Sua vida é a verdadeira. Aparte dela, nenhum outro tipo de vida pode ser considerado verdadeiro.
Experimentar essa vida
A regeneração é a primeira experiência que temos com a vida de Deus. Quando ouvimos o evangelho e cremos no Senhor, o Espírito vivificante nos regenera em nosso espírito com essa vida. Esse é um fato que não podemos esquecer. A partir da experiência de regeneração, de posse da vida divina, podemos ter um viver segundo os requisitos de Deus e cumprir Seu propósito eterno. É a vida de Deus que nos capacita a fazer isso. Enquanto a vida da alma e a carne pecaminosa nos causam problemas diários, a vida divina nos faz vencer e expressa Deus. Devemos experimentar essa vida diariamente, para que ela cresça e atinja maturidade em nós.
O que essa vida produz
A vida de Deus não entra em nós apenas para permanecer em nosso espírito humano. Ela está ali para produzir a vida cristã que é piedosa, isto é, que ecpressa o que Deus é. Além disso, ela está em nós para termos uma vida de vitória sobre o pecado, o mundo, a carne, o eu,a vida natural e o individualismo. Essa vida também produz frutos, ou seja, é transmitida a outros por meio da pregação do evangelho (João 15). Como resultado, a igreja é formada e edificada. Por fim, essa vida será totalmente expressa na nova Jerusalém (Apocalipse 21-22).
Manter essa vida
Uma vez que essa vida é maravilhosa e crucial para nós, crentes, devemos nos esforçar por cuidar dela e preservá-la a qualquer preço. Devemos abandonar tudo aquilo que impede que essa vida cresça em nós. Também necessitamos exercitar todas as práticas que nos fazem crescer em vida, tais como: ler a Palavra, orar, orar-ler, louvar, ter comunhão com Deus etc. Quando praticamos isso, desfrutamos essa vida diariamente, desde a manhã até a noite. Se experimentarmos essa vida em nosso viver cotidiano, isso nos dará a força para vencer toda situação negativa, seja em casa, na escola, faculdade, trabalho etc. Aleluia!