Crescer na vida de Deus e amadurecer para ser Seus herdeiros

 

     Na sociedade, quando uma pessoa pode ser considerada um cidadão ou uma cidadã com plenos direitos cicis? Em alguns países, isso ocorre aos dezoito anos de idade; em outros, aos vinte e um: isto é a maioridade. Então, de acordo com o princípio da vida humana, quando uma pessoa atinge a maoridade, já está apta a receber a herança do pai. Entretanto, em relação a nós, como filhos de Deus, a idade espiritual não é contada dessa forma. A idade espiritual depende de quanto vivemos no espírito, porque somente o E Espírito que está em nosso espírito é que nos dá vida. O quanto vivemos  no espírito corresponde ao tanto de vida divina que recebemos. Queremos verdadeiramente ser herdeiros de Deus para receber de Sua parte a herança e desejamos também nos tornar a herança de Deus? Então, o que nos cabe unicamente é crescer na vida divina e nostornar filhos maduros de Deus.

     Há um hino cujas estrofes terminam com o verso "Cresce, Senhor, mais em nós". Devemos ter este sentimento: precisamos crescer espiritualmente! O problema é que, embora tenhamos a vida de Deus e sejamos Seus filhos, naõ seremos necessariamente herdeiros, se a vida divina não encontrar espaço para crescer em nós. Somente um filho maduro pode receber toda a herança do pai. Que o Senhor nos leve a buscr incenssantemente o crescimento de Sua vida em nós!

     Já fomos salvos ao crer no evangelho. Foi pelo evangelho da graça que nos tornamos filhos de Deus. Isso não exigiu nenhum esforço de nossa parte. Bastou-nos crer, para que fôssemos regenerados. Bastou-nos crer, para que não mais estivéssemos numa condição vil, mundana, e sim numa posição santa. É pela fé que não mais estamos na condilção de pecadores, mas fomos feitos justos, pois o Senhor foi feito pecado por nós, tonando-se a nossa justiça (2 Co 5:21; 1 Co 1:30). Pela fé tornamo-nos filhos de Deus (Jo 1:12-13). Não importa como éramos; por meio do Senhor Jesus, fomos reconciliados com o Pai. Todas essas coisas aconteceram pela fé. E isso está relacionado com o evangelho da graça.

     Agora precisamos permitir que a vida divina cresça em nós continuamente. Por isso, além da graça, o evangelho de Deus diz respeito a Seu reino. Isso indica que, para reinarmos com o Senhor, a vida divina que recebemos por meio da regeneração, do novo nascimento, precisa crescer em nós. Sem dúvida, todos os que estão na esfera do reino de Deus são Seus filhos (Jo 3:3, 5-8). Muitos, depois de salvos, não pararam de buscar crescimento na esfera justa do reino do céus. Essa busca conduz ao crescimento mais rápido da vida divina. É provável que, num período de três anos, um cristão assim se torne uma pessoa que lidera a igreja espiritualmente. Em contrapartida, alguém com mais idade, que se contenta com mero conhecimento bíblico e não se volta ao espírito para receber vida ao ler a Palavra de Deus, não cresce (1 Pe 2:2). Isso nos mostra a necessidade de andar no espírito e viver a todo momento em comunhão constante com o Senhor que é o Espírito. Dessa forma, cresceremos na vida divina.

     Em João 6:63, o Senhor diz que o Espírito é o que dá vida. Então, quando estamos em contato com o Espírito em nosso espírito, ganhamos a vida de Deus. As palavras do Senhor são Espírito e são vida para nós. Não basta apenas conhecer o que a Bíblia diz; é necessário praticar suas palavras. O Senhor Jesus disse em João 5:39-40 que muitos examinam e analisam as Escrituras. Ao fazer isso, usam a mente para analisar, e não o espírito para ganhar a vida divina. Desse modo, podem até mesmo entender o que diz a Palavra de Deus, mas sem o Espírito não há como ganhar vida. Ao estidar a Palavra de Deus, precisamos fazê-lo no espírito. Isso fará com que cresçamos na vida divina e, consequentemente, a herança de Deus poderá ser dada a nós.

     Crescer em vida nos fará semelhante ao Primogênito, Cristo, e co-herdeiros juntamente com Ele (Rm 8:29; Hb 12:23). O Filho estará sentado no trono no reino milenar, e nós reinaremos com Ele e também seremos como Ele é. Tudo vai depender de nosso crescimento espiritual hoje. Efésios 1:4-6 nos mostra, portanto, que fomos predestinados para a filiação. Essa é a benção do Pai.